Julho 23, 2018

Você tem dificuldade em fixar o conteúdo da leitura na sua mente? Se alguém te perguntar sobre o livro que você está lendo, você saberia explicar? E sobre o último capítulo lido? Nós sabemos que como Leitor Monergismo, você gosta muito de ler e aprender e queremos te ajudar a progredir cada dia mais na sua rotina de leitura e estudos.

Na última publicação, apresentamos algumas dicas para manter o foco e a assiduidade nas leituras. Outro ponto que consideramos muito importante e que dificulta nossa leitura é a memorização. Quando não conseguimos praticá-la, podemos atrapalhar bastante o processo de aprendizado. 

Esse é um problema comum. Nós somos bombardeados com informações o tempo todo e por todos os lados. Temos muita facilidade de acesso a diversos conteúdos, porém, nem toda informação que chega até nós se transforma em conhecimento.

Seguem algumas dicas que vão te ajudar a memorizar o que você lê:

  1. Faça resumos

Essa é uma das dicas mais importantes: Não espere terminar o livro para fazer seu resumo, vá fazendo anotações enquanto realiza a leitura! Essa atitude mantém sua mente funcionando, atenta ao conteúdo e otimiza sua interpretação textual. Também aumenta consideravelmente a capacidade de cognição, que é a função da inteligência ao adquirir um conhecimento.

  1. Leia em voz alta

Falar em voz alta está entre as técnicas de memorização mais eficientes. A maioria das pessoas memoriza melhor quando fala, por isso, à medida que a leitura avançar, faça pausas e repita em voz alta aquilo que achar mais relevante. No começo você vai estranhar, mas depois esse certamente se tornará um hábito que facilitará seus estudos.

  1. Compartilhe

Comentar a leitura e compartilhar com alguém que você conhece também ajuda muito. Assim, você pode absorver um ponto de vista diferente, discutir temas que chamaram a sua atenção e memorizar ainda mais o conteúdo. Você pode usar até suas redes sociais para isso.

  1. Formule perguntas e pense!

É importante que você não seja apenas um receptor de ideias e mensagens, mas que mantenha sua mente em ação, discutindo e avaliando cada ponto apresentado pelo autor. Você também pode formular perguntas ao final de cada capítulo, englobando vários pontos da leitura. Ao respondê-las, você estará ativando a memória e sedimentando os conceitos estudados.

Boa leitura e bons estudos! Se você tem mais dicas de atitudes que funcionaram com você na hora de memorizar o conteúdo de seus livros, deixe suas dicas. Vamos gostar muito de saber as táticas que você colocou em prática!

 

Se você quer receber os lançamentos da Editora Monergismo com desconto, frete grátis, acumulando pontos e muitas outras vantagens, seja um Leitor Monergismo!

Texto adaptado de: https://portugues.uol.com.br/redacao/tecnicas-leitura-como-memorizar-que-voce-le.html


x

Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20

Ways you can earn

  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program